quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

PAIXÃO FEMININA

Não é a toa que as brasileiras estão entre as mais vaidosas do mundo. Segundo a ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – o Brasil é o terceiro consumidor mundial de cosméticos. E de carona nesse crescente mercado estão os esmaltes, que acabaram se tornando acessórios fundamentais para as mulheres.

Tendências

Como tradicionalmente os tons escuros são típicos do inverno, as cores que irão predominar nas mãos femininas em 2009 são tonalidades como açaí, beterraba, café, preto e o vermelho escuro, aponta a coordenadora do Clube da Manicure Impala, Patrícia Porta. Mas o que está em alta e continuará no centro das atenções é a tendência retrô. “A moda da meia-lua está fazendo muito sucesso e deve continuar forte neste inverno. A meia-lua da unha pode ser pintada em uma cor diferente do restante da unha, bem no estilo anos 50”. Ela sugere usar um esmalte preto ou vermelho com a meia-lua em branco ou prata.
                                          

















Misturas

Inventar e inovar é sempre bom e as mulheres adoram misturar cores de esmalte para conseguir um visual diferente. Segundo Patrícia, as combinações são muitas e dá para brincar a vontade com as cores existentes no mercado. “Misturas como esmalte cremoso com cintilante, ou cremoso com perolado sempre garantem um ótimo efeito”, aposta. Quanto às cores experimente as seguintes combinações: preto com transparente, branco com marrom claro, preto com vermelho transparente, açaí com vermelho transparente e café com vermelho transparente.

Maior durabilidade

Esmaltes escuros são lindos, porém, um simples e pequeno descascado parece gritar nas unhas, ao contrário dos tons clarinhos. Para aumentar a sua durabilidade e manter a cor bonita e vibrante por mais tempo, lance mão dos vernizes, recomenda Patrícia. “O verniz Mega Shine da Impala é uma ótima opção. Recentemente recebeu o Prêmio Nova de Beleza na categoria nacional de melhor esmalte Top Coat da Revista Nova”, indica.

Cores para ocasiões

Assim como há roupas e acessórios diferentes para cada ocasião, as cores dos esmaltes também devem ser cuidadosamente escolhidas, conforme exigir o acaso. No trabalho, dependendo da profissão e do evento, cores mais discretas devem prevalecer.
Tons claros: para profissionais da saúde e ocasiões especiais, como reuniões de negócios, que exige um visual mais discreto.
Tons vibrantes e escuros: festas, baladas, ou qualquer ocasião que peça um look de mulher “poderosa”.
Tons da moda: para eventos e profissionais da moda.  

Tom da pele

Segundo Patrícia, combinar a cor do esmalte com a tonalidade da pele nunca foi e nunca será uma regra. O tom deve ser escolhido conforme a personalidade e look. “O importante é gostar e se sentir bem com a cor que escolheu. Mas se quiser combinar, é interessante harmonizar o tom do esmalte com o da roupa ou dos acessórios. Por exemplo, se a roupa for preta e os acessórios, prata, por que não usar esmaltes da cor prata?”. 

Pés e mãos em harmonia

Se você fica sempre em dúvida se deve ou não pintar as unhas dos pés com tons diferentes das mãos ou se não sabe como combinar as cores, fique tranquila. Do mesmo modo como, por exemplo, a prática de associar a cor da bolsa com a dos sapatos caiu por terra, combinar os tons das unhas das mãos com as dos pés já é coisa do passado. Porém, para não errar na arte de harmonizar as cores e ficar parecendo a mulher do Falcão, Patrícia alerta: “Sempre escolher cores que se harmonizam entre si, como  marrom com bege, vermelho com marrom etc. E nunca usar cores totalmente opostas”.

Esmaltes adesivos

Você já ouviu falar no esmalte adesivo? É o sonho de consumo de muitas mulheres que não tem tempo de ir ao salão. A novidade vem dos Estados Unidos e está fazendo grande sucesso entre as americanas. Além da praticidade, os adesivos permitem desenhos originais e perfeitos. O esmalte não se tira com acetona normal e a aplicação dura cerca de 14 dias. Uma das principais fabricantes é a californiana Minx. Agora é só esperar que essa maravilha chegue ao Brasil.

Cuidados

Claro que toda mulher gosta de se sentir bonita e bem cuidada. No entanto, antes da estética deve sempre vir a saúde. E para manter as unhas bonitas e saudáveis, os cuidados são simples, aponta Patrícia. “Sempre usar lixas e palitos descartáveis. Se for fazer as mãos e pés em um salão que não conheça, é fundamental levar o próprio material de manicure. Procedimentos simples como esses podem evitar o contágio de uma série de doenças”, alerta. 

Curiosidade

Você sabia que pintar as unhas das mãos e dos pés é um costume que nasceu no antigo Egito? Naquela época, as mulheres e os homens costumavam colorir as unhas com henna e açafrão. O polimento era feito esfregando um algodão embebido em óleo ou com cera de abelha derretida. Porém, a atual moda de coloração das unhas é recente na história da cosmética. A evolução da química e da tecnologia foram as responsáveis pelo aparecimento das inovações no setor dos esmaltes e polidores de unhas, somente no século XX. O primeiro esmalte – um verniz translúcido – era aplicado com o auxílio de pincel de cerdas feitas de pelos de camelos. Mas o problema era que o produto não durava nem um dia sequer.

Dá-lhe esmalte!

É certo de que o esmalte de unha foi criado para uma única finalidade, como o próprio nome já diz: pintar as unhas. Mas teve gente que resolveu inovar e usá-lo para pintar outras coisas, como um carro, por exemplo. Acredite se quiser, mas a norte-americana Jill Bell pintou o próprio carro, um modelo Saturn SL ano 1993, com esmalte de unha. Ela levou 13 meses para concluir a pintura do veículo e disse ter gastado cerca de 250 vidros de esmalte.
Por Vanessa Olivier

Um comentário:

  1. Oi flor adorei seu blog já estou seguindo um bjim e bom fim de semana

    www.unhasarteseestilos.blogspot.com

    ResponderExcluir